Banner Sagies

Notícias

Foi publicada a Portaria 71/2015 que entra em vigor a 10 de Abril de 2015 com a introdução de uma nova Ficha de Aptidão. Esta versão, cuja evolução tem por base um bom princípio, traz na prática e na forma como foi estruturada importantes alterações, introduzindo maior complexidade aos exames de saúde no trabalho e custos acrescidos ao serviços de SST não atendendo, por essa via, à realidade da economia e da fraca capacidade de absorção de novos encargos que as empresas hoje possuem. Reconhecendo a complexidade da implementação desta Portaria foi concedido pela DGS um período transitório alargado de até 90 dias.

Como em anos anteriores, encontra-se a decorrer o prazo de entrega do Relatório Único referente a 2014 com início em 16 de Março e fim em 15 de Abril. A entrega é feita no portal criado para o efeito em www.relatoriounico.pt que obriga registo de utilizador.

Desde 1996 é comemorado em todo o Mundo o dia 28 de Abril como homenagem as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Em Portugal em 2001, a Assembleia da República instituiu oficialmente este dia como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é a principal promotora deste dia e do lançamento e concretização das campanhas anuais temáticas de sensibilização de trabalhadores, empregadores e restante comunidade para esta matéria crítica. Em 2015 estão em curso diversas campanhas entre as quais se destaca a referente a "Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos" para além de "Condução Automóvel Profissional" "Gestão do Stress/Riscos Psicossociais" e "Melhoria das Condições de Trabalho na Pesca". Documentação de consulta e apoio pode ser encontrada no site da ACT em www.act.pt.

Desde o dia 16 de Fevereiro a Sagies passou a estar certificada pela DGERT (Certificado 1604/2015) como entidade formadora nas áreas de educação e formação em Saúde e em Segurança e Higiene no Trabalho, confirmando desta forma o valor desta componente do serviço que prestamos no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho.

A Sagies realizou o estudo de análise de qualidade relativa à concentração de fibras respiráveis em suspensão, associado ao tema do amianto, para o Ministério da Educação e Ciência. Este amplo estudo desenvolvido pelo Laboratório de Controlo de Fibras abrangeu 20 escolas de Norte a Sul do País com recolha de 520 amostras, 26 por cada escola em espaços distintos. Foi aplicada a metodologia indicada pelas instituições europeias e pela Organização Mundial de Saúde e utilizado o critério mais restrito utilizado na Europa.

Desde 1996 é comemorado em todo o Mundo o dia 28 de Abril como homenagem as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Em Portugal, a Assembleia da República, desde 2001, instituiu oficialmente o dia 28 de Abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”.

A Autoridade para as Condições do Trabalho, responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho, é a principal promotora deste dia e do lançamento e concretização das campanhas anuais temáticas de sensibilização de trabalhadores, empregadores e restante comunidade para esta matéria crítica. Naturalmente associada a esta iniciativa está a Organização Internacional do Trabalho que escolheu como tema para este ano a problemática dos riscos profissionais associados aos produtos químicos: “A segurança e a saúde na utilização de produtos químicos no trabalho”.

A Sagies foi distinguida dentro dos Melhores Fornecedores RH 2014, na categoria “Segurança e Saúde no Trabalho”, promovido pela APG–Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, em parceria com as empresas Qmetrics e Mínimos Quadrados. A Sagies não pode deixar de agradecer o apreço demonstrado pelos seus Clientes e dedica esta distinção ao esforço e brio profissional dos seus Colaboradores.

A Sagies foi nomeada para os Prémios Human Resources Portugal 2013, na secção de “PME que presta o melhor serviço a terceiros na área de Gestão de Pessoas”, que decorreu no dia 30 de Janeiro no CCB, onde António Mexia, Catarina Horta, Rui Semedo, a PT, EDP, Microsoft, Banco Totta Santander, Sonae, Montepio, entre outros, foram galardoados.

A União Europeia, através da European Agency for Safety and Health at Work (EU-OSHA), elaborou o documento “Priorities for occupational safety and health research in Europe 2013-2020” em 2013, sendo de grande interesse e estabelecendo as linhas de orientação para a função de SST na Europa. Em Portugal, a Direcção Geral da Saúde (DGS), através da Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional (DSAO), elaborou o Programa Nacional de Saúde Ocupacional 2013-2017 (PNSOC 2013-2017) Este programa, dirigido predominantemente à Saúde no Trabalho, reflecte as principais prioridades europeias, nomeadamente na atenção às populações laborais mais vulneráveis: os trabalhadores mais idosos, as trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes, os trabalhadores migrantes e os trabalhadores de PME. Acresce uma especial atenção aos trabalhadores do sector da saúde, da administração pública, central e local e das grandes empresas, assim como aos trabalhadores com deficiência e aos trabalhadores mais jovens.