Canal de denúncias  SAGIES

Princípios e proteção do denunciante

É garantida a independência, a imparcialidade, a confidencialidade, a proteção de dados, o sigilo e a ausência de conflitos de interesses no tratamento e análise das denúncias recebidas.

Em qualquer situação, o Denunciante é protegido contra qualquer forma de retaliação, sendo conferida a possibilidade de apresentação de denúncia anónima, nos termos legais.

Quem se considera denunciante

A pessoa singular que denuncie ou divulgue publicamente uma irregularidade ou infração.

Quem pode apresentar uma denúncia
  • Clientes
  • Colaboradores
  • Ex-colaboradores
  • Prestadores de serviços, contratantes, subcontratantes e fornecedores, bem como quaisquer pessoas que atuem sob a sua supervisão e direção
  • Titulares de participações sociais, pessoas pertencentes a órgãos de administração ou de gestão ou a órgãos fiscais ou de supervisão da SAGIES, incluindo membros não executivos
  • Voluntários e estagiários, remunerados ou não remunerados
  • Outros
Responsabilidade de gestão da denúncia

As denúncias serão recebidas pela área competente da SAGIES que, após registo e classificação, dará seguimento ao processo de tratamento, incluindo o encaminhamento para as áreas responsáveis pela análise e acompanhamento do processo.

O tratamento, investigação e tomada de medidas relativamente às denúncias recebidas é, de acordo com a legislação, da responsabilidade da SAGIES, sendo as mesmas tramitadas através de uma plataforma informática externa, prestada por uma entidade independente sem relação societária com a SAGIES.

Denúncias Anónimas

A SAGIES compromete-se a respeitar o anonimato em todos os casos em que o denunciante pretenda apresentar uma denúncia anónima, independentemente do detalhe das informações contidas na denúncia e da possibilidade de identificação do denunciante através dos factos descritos. Esclarece-se que a SAGIES tratará todas as denúncias, anónimas ou não, sempre que a mesma contenha matéria e informação suficientes e relevantes que permitam averiguar. Não obstante este tratamento, apenas serão notificados os denunciantes que entendam preencher um endereço de email para o efeito. Em alternativa, e caso opte por não deixar um contacto, poderá consultar o estado do processo através do ID atribuído pela SAGIES à sua denúncia.

Âmbito

Podem ser apresentadas denúncias dos seguintes âmbitos:

  • Conflito de Interesses
  • Defesa do Consumidor
  • Saúde Pública
  • Segurança e conformidade dos Equipamentos
  • Proteção do Ambiente
  • Proteção contra Radiações e Segurança Nuclear
  • Proteção da privacidade e dos dados pessoais
  • Segurança da rede e dos sistemas de informação
  • Conduta Inadequada
  • Uso indevido de recursos
  • Discriminação ou Preconceito
  • Assédio (moral ou sexual)
  • Corrupção
  • Branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo
  • Outros
Proteção de Dados Pessoais

Ao preencher o formulário da denúncia, declara consentir no tratamento dos seus dados pessoais, devendo consultar a Política de Privacidade da SAGIES.

A SAGIES conduzirá com responsabilidade, independência e idoneidade a receção, a investigação e o tratamento da sua denúncia.

    Submeter denúncia

    * Pretende identificar-se?
    SimNão

    * Qual a sua relação com a SAGIES?

    * Tipo de denúncia?

    * Este facto já ocorreu?
    SimÉ previsível que vá acontecer

    * Há testemunhas?
    SimNão

    * Descrição da Denúncia

    * Grau de certeza sobre o facto que está a denunciar
    Tenho a certezaTenho suspeitaOuvi dizer

    (*) Campos obrigatórios

    Documentos a anexar

    ?
    218 823 600
    geral@sagies.pt