CÓDIGO DE CONDUTA

 

I – Âmbito e Princípios Gerais

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O Código de Conduta marca o conjunto de princípios, regras e valores em matéria de atitudes e comportamentos profissionais e empresariais que, tendo génese nuclear na SAGIES, se pretende garante da sua solidez e universalmente adoptado por todos os seus colaboradores. Deve tornar-se, simultaneamente, uma referência para todas as partes interessadas. A SAGIES orgulha-se por ser uma organização honrada e fiável e assim reconhecida externamente.

Os colaboradores da SAGIES, adicionalmente aos respectivos códigos deontológicos e de conduta profissional e à sua própria natureza, enquadram a sua acção em manuais internos, em particular no Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e estão fortemente comprometidos com as regras de protecção de dados pela sensibilidade da sua actividade.

É basilar, por outro lado, o contributo da organização SAGIES para a responsabilidade social e para o desenvolvimento sustentável, procurando que a satisfação das necessidades de hoje, de clientes, colaboradores e accionistas bem como de fornecedores, não comprometa o equilíbrio do futuro da empresa, da Sociedade e do Planeta.

Este código agora formalizado não é uma opção, é uma forma de estar e aplica-se no relacionamento entre colaboradores e no relacionamento com clientes, fornecedores, concorrentes, entidades tutelares, accionistas e sociedade civil.

 

II – A Conduta

 

A Conduta da SAGIES é na sua essência um código de valores e relações e assume uma forma de estar que se rege por:

  1. Relacionamento com o Cliente: a SAGIES estabelece relações duradouras centradas no cumprimento contratual, com respeito e honestidade nas negociações, verdade e clareza nas informações sobre as características dos seus serviços e adequação do serviço ao Cliente; procura prestar somente os serviços que é capaz de produzir e aos Clientes que os valorizam; igualmente a SAGIES tem presente que nem sempre o Cliente tem razão mas goza sempre do direito ao esclarecimento; a SAGIES preserva a sua autonomia científica e legal como forma de melhor servir.

  2. Relacionamento com Fornecedores: a SAGIES entende os seus Fornecedores como parceiros do seu sucesso pelo que a sua qualidade, honestidade, sustentabilidade, exigência e compromisso mútuo são elementos nucleares e indispensáveis; devem estes reconhecer e estar sensibilizados da importância da conduta estabelecida pela SAGIES e, tendencialmente, alinharem pela mesma.

  3. Relacionamento com Concorrentes: a SAGIES concorre de forma activa e enérgica mas justa e promove o comportamento ético entre concorrentes.

  4. Relacionamento com os Accionistas: a SAGIES pauta a sua actuação de forma consentânea à protecção e defesa dos interesses de todos os seus accionistas e cumpre o seu dever de informação.

  5. Relacionamento com a Comunidade: a SAGIESs assume a sua cidadania colectiva no apoio às pessoas e às instituições, em particular as de solidariedade social, através de doações, patrocínios e outras formas de contribuição, incluindo o espírito de voluntariado dos seus colaboradores.

  6. Cumprimento legal: a SAGIES zela pelo cumprimento da legislação e regulamentação aplicável às suas actividades e presta às autoridades tutelares toda a colaboração solicitada, censurando comportamentos que impeçam o exercício das competências respectivas.

  7. Respeito pelo Meio Ambiente: a SAGIES promove, dentro e fora dela, o respeito pela preservação do Meio Ambiente, valorizando a biodiversidade e contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental.

  8. Prioridade à Prevenção: a SAGIES procura proporcionar um ambiente de trabalho seguro; aos colaboradores deve ser dado conhecimento dos riscos para a segurança e saúde relativos às suas actividades; pelo seu lado, os colaboradores devem alertar a organização para riscos e perigos iminentes e ter, antes de tudo, uma atitude preventiva.

  9. Sucesso e mérito: a SAGIES elege o estimulo das atitudes e comportamentos individuais como base do sucesso colectivo no curto, médio e longo prazo e premeia o mérito, a competência, a participação e o empenho; orienta o seu desempenho pelo envolvimento, desenvolvimento e manutenção de um clima de respeito mútuo, pro-activo e de partilha; tem presente, igualmente, que vencer sem desafio (que associa em geral perigo, esforço ou sacrifício) é como triunfar sem glória; falhar para a SAGIES é não tentar, é não desafiar as probabilidades adversas.

  10. Experimentação e inovação: a SAGIES assume a escola da “tentativa e erro” como fonte importante do desenvolvimento e da mudança positiva; o erro como elemento criador deve ser tratado, estruturado, registado e divulgado internamente para ter valor; a SAGIES assume uma atitude que promove a flexibilidade e a adaptabilidade, questionando a forma como faz as coisas em resposta à natureza mutante do Mundo.

  11. Respeito pela individualidade e privacidade dos Colaboradores: os colaboradores podem invocar o estatuto de objecção de consciência em relação a actos concretos que ofendam marcadamente a sua forma de estar na vida; a busca do equilíbrio entre trabalho, a vida pessoal e privacidade só podem ser perturbadas por opção livre do colaborador.

  12. Exclusividade: os colaboradores não podem prestar serviços profissionais fora da SAGIES, sempre que estas actividades ponham em causa o cumprimento das suas funções, enquanto colaboradores da SAGIES, ou em entidades cujo objecto social e objectivos resultem em conflito de interesses; devem assumir um compromisso de lealdade, salvaguardando a credibilidade, prestígio e imagem da SAGIES em todas as situações.

  13. Protecção dos Dados Pessoais: a SAGIES conhece e aplica a legislação sobre a protecção de dados, guarda sigilo e confidencialidade sobre os mesmos, unicamente acedendo e utilizando dados pessoais (clínicos e não clínicos) caso tal seja necessário para cumprir as suas funções e obrigações contratuais com os seus Clientes, preservando a sua integridade.

  14. Reserva e segurança: a SAGIES guarda absoluto sigilo e reserva e compromete-se não divulgar quaisquer elementos relativos aos serviços, negócios ou contratos, em especial no que se refere a informação de carácter confidencial, salvo autorização expressa do dono da informação ou de autoridades legais com poderes para tal; a SAGIES tem consciente que desenvolvimento tecnológico informático e, em particular, das comunicações, tornaram as organizações mais vulneráveis a actos de espionagem, de sabotagem e outros que podem lesar de forma significativa a sua actividade e todos aqueles que com ela se relacionam; cabe a cada colaborador, adicionalmente às medidas de segurança e protecção organizacionais, ter um redobrado cuidado, não facilitando e nem potenciando esses riscos, mantendo e reforçando sempre a vigilância e tendo em atenção o nível adequado de informação transmitida e partilhada com o exterior.
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